Benefícios do E-commerce para o meio ambiente

junho 6, 2018

Na Semana Mundial do Meio Ambiente (de 01 a 05 de junho), convidamos você a refletir sobre um tema importante da atualidade: as emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Aliás, para complementar a questão: você já parou para pensar que o comércio online contribui indiretamente com a diminuição de emissão de gases tóxicos? A gente te explica como:

Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC),  o CO2 é o principal gás do efeito estufa, responsável pelo desequilíbrio do clima e que acentua os efeitos de eventos climáticos.

Muitas vezes culpamos somente as grandes indústrias, mas nas tarefas do cotidiano como o deslocamento ao trabalho, viagens, além de um simples passeio ou uma ida à farmácia de carro, passamos também a emitir diariamente toneladas de CO2.

Falando nisso, um consumidor gasta diversas horas de deslocamento entre uma loja e outra utilizando carro ou ônibus para pesquisar e comprar algum produto. Partindo deste princípio, podemos listar os benefícios da compra online que são:

– a possibilidade de realizar buscas,

– características dos produtos,

– comparar preços,

– descobrir opiniões,

E em poucos cliques e sem sair de casa. Sendo que, se todos os 3,5 milhões de veículos que circulam diariamente na capital paulista ficassem um dia por semana na garagem, em um ano, cerca de 10 milhões de toneladas de CO2 deixariam de ser lançadas na atmosfera.

Mas e as entregas de produtos das lojas virtuais?

Não poderíamos deixar de fora também os processos de entrega das mercadorias. Todas as vendas digitais dependem de uma entrega física (exceto softwares, aplicativos e programas). No Brasil, os principais segmentos de produtos comercializados são: moda, beleza, eletrodomésticos, telefonia e livros.
Essas empresas que possuem comércio virtual utilizam os serviços dos Correios, empresas especiais de entregas como Loggi e Mandaê, entre outras, que aproveitam a mesma rota para realizar a entrega, otimizando assim tempo e consequentemente gasolina (e emissão de CO2 =) ).

Qual a solução?

Uma solução interessante é a da empresa Netshoes, principal loja virtual de artigos e produtos esportivos, que utiliza o serviço de entrega com ciclistas: a melhor forma de unir o conceito da marca com responsabilidade socioambiental.

Chamada de Entrega Super Esportiva, o serviço de frete realiza o delivery de produtos da loja de até 2 kg, por meio de bicicletas no mesmo dia da compra. Por enquanto, este serviço só atende 9 bairros da capital paulista. Em parceria com a empresa de logística Ecolivery Courrieros, a Netshoes poupa diariamente o consumo de 50 a 100 ml de gasolina, evitando a emissão de 113g de gás carbônico, segundo matéria no E-commerce  Brasil.

A sua empresa pensa em soluções como essas para este mercado que está cada vez mais preocupado com o meio ambiente?

Saiba mais sobre e-commerce B2B e B2C e como a Agência 2B Digital pode ajudar a sua empresa:

sac@agencia2bdigital.com
+55 (11) 2291-7861
Facebook
Instagram
LinkedIn

Deixe um comentário

  • *Campos obrigatórios