Happy 2B-day, Brás!

junho 8, 2018

O bairro ítalo-paulistano que cresceu em torno de uma igreja e agora é o responsável por desenvolver a moda no país: muito prazer, Brás.

Situado na região central da capital paulista, o Brás cresceu e se desenvolveu como bairro operário e “pátria” dos imigrantes italianos, depois acolheu os migrantes nordestinos, árabes, coreanos, chineses e bolivianos. Bem pluricultural, não é mesmo?

O bairro é batizado pelo sobrenome do português José Brás, que era proprietário de uma chácara na região, e em 1769 construiu a capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que atualmente é o Colégio Romão Pulggari. Em 8 de junho de 1818, foi substituída por uma paróquia, que hoje é chamada de Igreja do Bom Jesus do Brás, na região do Largo da Concórdia. Vale muito a pena conhecer o interior desta igreja com seus vitrais, belíssimas esculturas de mármore e delicadas pinturas.

 

   
Fotos: Patrimônio Espiritual
A forte presença de imigrantes, em especial italianos em meados dos anos 1880, deu um salto no crescimento do bairro. Por este motivo, a tradição chegou com a imigração italiana: a famosa festa de São Vito, comemorada nas ruas do bairro desde 1919.

Hoje é conhecido como um dos principais centros do comércio popular na cidade, destino diário de milhares de sacoleiros e sacoleiras de todo o Brasil. Para nós da Agência 2B Digital é o berço da moda, da cultura e da gastronomia diversificada. Deixamos aqui alguns dos pontos que mais gostamos de frequentar:

Mega Polo Moda
O maior shopping de atacado da região, conta com mais de 400 lojas, praça de alimentação com diversas opções e um Hotel Interno. Os melhores eventos sobre moda acontecem por lá periodicamente.
Rua Barão de Ladário nº 566/670 – Bairro Brás

Rua Xavantes
Aqui fica a nossa casa, mas também abriga diversas lojas focadas em jeans, tendo as marcas Lemier, Dardak, etc. Além disso, é o endereço do Shopping Fashion Brás que também abriga grandes marcas atacadistas.

Brás Antigo
Recém inaugurado, o restaurante já conquistou os paladares dos 2B’s com sua batata frita com canela (soa estranho, mas é realmente muito gostoso), pratos clássicos e uma estrutura bacana como o mezanino para um almoço mais intimista.
Rua Mendes Júnior, 278

Rua Oriente
Uma das principais ruas comerciais do segmento de moda, a Rua Oriente tem desde ambulantes a malls com boxes de roupas de diferentes estilos, tamanhos, texturas e preços. Quem vem ao Brás, não pode deixar de frequentar essa principal rua da moda.

Galeria Pagé
Famosa pelas suas lojas focadas no comércio eletrônico, o shopping é um ponto indispensável para quem vem conhecer o bairro. Com todo tipo de gadgets, acessórios eletrônicos e celulares, você encontra lojas com produtos cosméticos, roupas e, é claro, uma praça de alimentação para todos os gostos.
Rua Hannemann, 415 – Brás

Ogarett
Você deve ter percebido que não é só por moda que somos apaixonados, não é? O Ogarett é um pequeno restaurante árabe que prepara o melhor shawarma que já provamos. É um dos nossos pontos gastronômicos preferidos e vale a pena conhecer o menu.
R. Dr. Ornelas, 150

Estamos muito felizes por fazer parte deste bairro que completa hoje 200 anos.
A moda e história brasileira agradece <3

Deixe um comentário

  • *Campos obrigatórios